História da Primeira Liga

A Primeira Liga foi fundada em 10 de setembro de 2015, na cidade do Rio de Janeiro, sendo uma “Associação”, nos termos artigo 5º, XVIII e XXI, e artigo 217, I, da Constituição Federal, dos artigos 44, I e 54 a 61 do Código Civil e dos artigos 16 e 20 da Lei 9.615/98.

Ela é formada por 18 clubes de futebol e foi constituída com o objetivo de organizar uma competição de futebol a ser disputada entre os seus membros, chamada de “Copa da Primeira Liga”.

São filiados à Primeira Liga: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense; Sport Club Internacional; Avaí Futebol Clube; Associação Chapecoense de Futebol; Criciúma Esporte Clube; Figueirense Futebol Clube; Joinville Esporte Clube; Paraná Clube; Clube Atlético Mineiro; Cruzeiro Esporte Clube; América Futebol Clube; Clube de Regatas do Flamengo; Fluminense Football Club, Ceará Sporting Club; Atlético Clube Goianiense, Londrina Esporte Clube; Luverdense Esporte Clube; Grêmio Esportivo Brasil.

A Primeira Liga, amparada no inciso I do art. 217 da Constituição Federal e nos termos da legislação desportiva federal, goza de peculiar autonomia quanto à sua organização e funcionamento, não estando sujeita a ingerência ou interferência estatal e federativa, a teor do disposto nos incisos XVII e XVIII do art. 5º da Constituição Federal.

Em 2016 foi realizada a primeira competição organizada pela entidade, tendo sido proclamado o Fluminense Football Club como o primeiro campeão da “Copa da Primeira Liga”.

A segunda edição está em andamento, estando a partida final prevista para ocorrer em 08/10/2017.



Objetivo

A Primeira Liga tem como objetivos:

  • a) a promoção e defesa dos interesses comuns de seus filiados e a gestão dos assuntos inerentes à organização e realização de competições de futebol profissional a serem disputadas entre os clubes filiados;
  • b) a regulamentação técnica e disciplinar de competições de futebol profissional por ela organizadas;
  • c) a exploração comercial das competições por ela organizadas.


Administração

Presidente Gilvan de Pinho Tavares

Vice-Presidente Francisco José Battistotti

Diretor Executivo José Rodrigo Sabino

Diretor Jurídico Eduardo Carlezzo